As deslumbrantes praias de Peniche…
Este é o mote para uma viagem inesquecível por este município do oeste. A #Go dá o tiro de partida e você só as tens de as descobrir…
PRAIA DO MEDÃO / SUPERTUBOS
A praia dos Supertubos sempre foi conhecida por conter excelentes características para a prática do surf. No entanto desde 2011 Rip Curl Pro Portugal, ano que a World Surf League chegou às finas areias de Peniche, que esta praia ganhou reconhecimento mundial.
Devido a este fenómeno, aumentaram os hostels, as guest houses e os surf camps. As águas dos Supertubos são procuadas por surfistas que procuram fazer “tubos” à direita e à esquerda.
PRAIA DO PORTO DE AREIA SUL
A praia situa-se a meio caminho do Cabo Carvoeiro, de quem vem do centro de Peniche, passando por fábricas peixeiras. Depois de descermos rumo à praia, estacionamos e estendemos a toalha. Os flip-flops vão a seguir…
O destaque desta praia vai para o facto de estar protegida de ambos os lados, fazendo com que a ondulação seja mais calma.
PRAIA DA GÂMBOA
A praia da Gâmboa fica logo à saída das muralhas da cidade de Peniche. Ao estendermos a toalha e colocarmos a mão na ilharga, podemos observar as areias finais até lá bem abaixo ao Baleal. Como todas as praias aqui descritas no nosso artigo, a praia da Gamboa possui um apoio de praia e tem a presença de Nadador Salvador.
PRAIA DO BALEAL CAMPISMO
Tal como o nome indica esta praia fica no seguimento do Parque de Campismo do Baleal. Óptima para a prática do surf, esta praia fica a meio da cidade de Peniche e a “ilha” do Baleal.
Para além do Parque de Campismo de Peniche, esta praia conta com um Nadador Salvador, tem várias estruturas de apoio à praia e a sua vida noturna é uma mais valia para a experiência de quem visita o oeste.
PRAIA DO BALEAL NORTE
Praia do Baleal Norte ou “Lagide”, como é conhecida pelas grandes pedras que invadem o mar e que em maré baixa parecem verdadeiras lages, revela-se um desafio para os surfistas que procuram esta praia para aqui mostrarem os seus truques!
PRAIA DA CONSOLAÇÃO
A Consolação é uma localidade junto à cidade de Peniche, dotada de excelentes condições terapêuticas dado ao iodo acumulado naquela zona. No lado sul é habitual ver-se pessoas a descansar e a apanhar banhos de sol em cima das lages que fazem parte da geografia daquele local.
Por outro lado, o norte apresenta-nos uma paisagem completamente diferente, uma enseada aberta, numa praia de quilómetros que se estende até Peniche.
Aqui encontramos um mar de ondulação forte e que tem apoio de bar e nadador salvador para que estejam sempre protegidos.
PRAIA DO MOLHE LESTE
A praia do Molhe Leste fica na sequência da praia de Supertubos e, claro, é procurada pelos amantes do surf, sempre há procura daquela onda que está sempre para vir.
Junto à praia existe apoio de praia e nadador salvador e alguma capacidade para estacionamento. A praia tem este nome, devido ao facto de acabar em cima de um molhe…
PENICHE DE COVA DE ALFARROBA
A praia fica na enseada que vai da praia do Quebrado até ao Lagide, bem ao lado da rotunda em direcção ao Baleal, onde se encontram alguns hotéis da cidade.
A praia é calma e tem infra-estruturas de apoio que apesar de não estar em “cima” do mar, estão perto o suficiente para que ninguém fique sem água ou beber o café.
PRAIA DE PENICHE DE CIMA
Situada logo a seguir à praia da Gamboa e antes da praia da Cova da Alfarroba. Como podem perceber são muitas as escolhas quando decidirem dar um mergulho em Peniche e assim aproveitar as águas refrescantes do oeste.
PRAIA DO BALEAL SUL
A praia do Baleal Sul ou apenas Baleal será a mais conhecida entre as pessoas que escolhem Peniche para vir dar um mergulho ou fazer as suas férias.
Desde aos muitos apoios de praia, aos spots reservados para as escolas de surf, a praia é generosa no seu espaço e estacionamento.
A praia é segura e tem nadador salvador. O facto de ser a praia mais a sul até à “ilha”, faz com que tenha águas mais calmas e as melhores para levares as crianças ao banho.
PRAIA DE SÃO BERNARDINO
São Bernardino é outra localidade fora da cidade de Peniche e ainda fica um pouco para lá da Consolação. O local é típico e óptimo para se fazer umas férias descansadas.
Para além de nadador salvador a praia tem também um apoio. Destacamos que para além da praia de São Bernardino, existe também logo do outro lado a praia dos Frades.
Como chegar a Peniche?
Devido à sua centralidade, Peniche é um destino com bons acessos. A partir de Lisboa é possível chegar a Peniche em uma hora e meia de carro, outras hipóteses são:
Carro
Vindo de Lisboa a melhor opção é seguir a auto estrada A8 e depois seguindo o IP6 é o melhor percurso para chegar às melhores praias de Peniche.
Vindo do norte poderá optar apanhar a auto estrada A1 ou A17, depois entrar na auto estrada A8 e finalmente entrar no IP6 logo após a saída de Óbidos.
Autocarro
A partir de Lisboa é possível comprar bilhete de autocarro pela Rede de Expressos partindo do Terminal de Sete Rios ou através da Rodoviário do Oeste a partir do Terminal do Campo Grande.
Qual a melhor época para desfrutar das melhores praias de Peniche?
É claro que quando chega o verão o apelo das águas cristalinas sobe de volume e procura-se os melhores locais para se refrescar.
Verão
Por razões óbvias esta é a época mais procurada pelos veraneantes e dado que as melhores praias de Peniche também são das melhores do Oeste é natural que ao fim-de-semana o parqueamento seja mais difícil.
Outono
As temperaturas começam a baixar, mas esta época do ano é muito interessante para quem gosta de fazer as suas caminhadas pelo areal sem ter que apanhar com as enchentes do verão.
Inverno
A cidade é conhecida ao nível mundial devido às suas características específicas para a prática do surf. Hoje em dia o circuito mundial de Surf passa pela praia dos Super Tubos e esta época será uma das melhores para a prática deste desporto.
Primavera
As temperaturas começam a subir e a vontade de ir à praia também. Esta época é excelente para caminhadas pelas areias da península e para a prática de desportos como o surf.
O que comer em Peniche
Sendo localizada à beira mar a cidade de Peniche é sobejamente conhecida pelo seu peixe fresco e marisco.
Sendo assim aconselhamos a provar as seguintes iguarias:
Caldeirada de Peixe
Servida com várias espécies de peixe que podem ser: Safio, Cação, Tamboril ou Cherne, acompanhados com a batata e pimento.
Sardinha Assada
Claro que depende da época, mas este é um clássico a não perder em Peniche durante o verão.
Actividades imperdíveis em Peniche
Surf, bodyboard e aulas
Sem dúvida, surf é a atividade estrela. nas mais variadas praias de Peniche existe ofertas de aulas desde principiantes a avançados, incluindo aluguer de material e pacotes de três lições com instrutores profissionais.
Bicicletas e passeios costeiros
Além disso, há uma ciclovia costeira de cerca de 3,5 km que liga Peniche à praia do Baleal, ideal para explorar o litoral sem pressa, apesar do vento.
Também se pode pedalar em redor da península (~10 km) e visitar miradouros ou formações rochosas, como a Papôa.
Passeios de barco & Berlenga
Naturalmente, um dos maiores destaques é o arquipélago das Berlengas, acessível por barco desde o porto de embarque.
Durante a travessia de cerca de 25–45 minutos (dependendo do barco escolhido), avistam-se grutas marinhas, quilha de navios naufragados e formações dramáticas .
Além disso, na Berlenga Grande encontram-se o Forte de S. João Baptista, trilhos curtos, um farol e excelentes locais para mergulho e snorkel.
Mergulho, snorkel e caiaque
Neste contexto, nalgumas partes da costa e na Berlenga, a visibilidade subaquática é excelente. Existem tours que levam a grutas como a Cova do Sonho, e ao naufrágio do navio Primavera. Também estão disponíveis passeios de caiaque.
Observação de vida marinha
Por outro lado, durante as viagens de barco é possível avistar golfinhos e até baleias-piloto, pois a região é passagem frequente destes cetáceos
Caminhadas e miradouros
Se achar que ainda não fez tudo pode explorar vários trilhos à volta da península. Entre os locais mais emblemáticos estão o Cabo Carvoeiro, Nau dos Corvos e Furninha, que oferecem vistas panorâmicas e cenários dramáticos.
Património histórico e cultural na cidade
Fortaleza de Peniche e Museu Municipal
Para continuar, a Fortaleza de Peniche, do século XVI, serviu como forte costeiro e, mais tarde, prisão política sob o Estado Novo. Atualmente alberga um museu que relata desde a arqueologia local à resistência antifascista.
Igreja de São Pedro
Além disso, a Igreja de São Pedro, do final do século XVI, exibe estilo barroco e um órgão de tubos do século XVIII. É um excelente exemplo de arquitetura religiosa da região.
Museu da Renda de Bilros
Para finalizar, o famoso artesanato de renda de bilros tem um museu próprio, onde se pode ver peças locais premiadas e compreender técnicas tradicionais.
Esperamos mais uma vez que com este guia sobre as melhores praias de Peniche poderá possa planear melhor a sua próxima visita a esta cidade do Oeste.