Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Peniche
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Peniche
A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Peniche é a mais antiga de todo o concelho, datando a construção do início do Século XVI, sendo essa particularidade um motivo de destaque por si só e razão para lhe fazeres uma visita.
A edificação da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, diz a lenda, deve-se ao aparecimento de uma imagem da Virgem numa gruta da Papoa.
A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda sofreu ao longo dos séculos intervenções que, numa primeira fase, passaram por promover a ampliação do edifício.
Já numa fase posterior, as intervenções visaram enriquecer o seu interior com revestimento azulejar, retábulos em talha dourada nos altares e ainda esculturas de madeira.
Estas intervenções deram à Igreja de Nossa Senhora da Ajuda maior destaque, contribuindo para que a mesma se tenha tornado não apenas um templo consagrado às crenças religiosas mas também uma atracção enquanto exemplo de património artístico.
Merecem por isso a tua contemplação os painéis azulejares setecentistas nas paredes laterais com episódios profanos vários.
Outros pormenores a destacar
Também o tecto forrado por caixotões pintados apresenta episódios profanos com grande qualidade artística.
E podes ainda ter em atenção os retábulos em talha dourada dos séculos XVII e XVIII e esculturas de madeira com representações de S. Pedro Gonçalves Telmo, São Vicente, Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Ajuda.
A importância histórica mas também artística da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda motivaram inclusive a sua classificação como Imóvel de Interesse Público em 1963.
Por todas as razões, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é mais um ponto de paragem obrigatória da Rota das Igrejas do Concelho de Peniche e é claramente uma das maiores atracções históricas e artísticas que não podes deixar de visitar!
As celebrações religiosas na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda ocorrem de terça-feira a sábado às 08h30 e aos domingos às 09h30.