Farol Duque de Bragança, Berlengas
Farol Duque de Bragança, Berlengas
O Farol Duque de Bragança, Berlengas está edificado no ponto mais elevado do Arquipélago das Berlengas, é um equipamento de assistência à navegação marítima tal como o “vizinho” Farol do Cabo Carvoeiro em Peniche.
Também conhecido como Farol da Ilha da Berlenga, o Farol Duque de Bragança teve a sua primeira versão, por alvará pombalino, em 1758, um projecto do arquitecto Gaudêncio Fontana.
É uma das mais antigas infraestruturas deste género em Portugal, sendo por isso um testemunho da importância da assistência à navegação num terra de pescadores e num país de navegadores.
Em 1836, o Farol Duque de Bragança foi de novo construído com uma torre de 29 metros de altura, reiniciando as suas funções em 1842, voltando a sofrer mais remodelações no final do mesmo século.
Foi automatizado na década de 80 do século XX, modernizando o seu equipamento e tornando-se mais eficiente. No ano 2000, foram instalados painéis solares passando todo o complexo a funcionar a energia solar. Esta particularidade valeu ao Farol Duque de Bragança a atribuição do Prémio de Defesa Nacional e Ambiente em função das boas práticas ambientais introduzidas com as modificações do ano anterior.
Como Visitar o Farol?
Sendo possível de visitar, o acesso ao seu interior permite conhecer o funcionamento deste tipo de equipamentos bem como todos os processos e automatismos que estão associados ao seu funcionamento.
Para além disso, em virtude da localização do farol no ponto mais alto da ilha, a visita ao seu interior permite também uma vista panorâmica sobre a ilha e toda a sua envolvente natural, bem como uma possibilidade única de observar Peniche de um ponto de vista diferente e certamente agradável.
Na tua visita às Berlengas há muito para visitares e o Farol Duque de Bragança tem de ser um dos teus pontos de paragem, segue o nosso conselho e não te vais arrepender.