Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Peniche
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Peniche
Não existindo certezas relativas à data da sua construção, acredita-se que a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Peniche fez parte de um antigo Santuário consagrado ao culto mariano.
Diz ainda a lenda que a construção da igreja se fez em torno do local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, sendo em simultâneo essa a justificação para a designação da igreja.
O que temos a certeza é de que se trata de mais um belo exemplar da arquitectura religiosa do concelho, e que tal como os outros exemplares, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios possui de motivos históricos, culturais e artísticos que a tornam um testemunho da identidade local e um património a visitar obrigatoriamente.
O interior da igreja
Do seu interior não deves deixar de ter em atenção a capela-mor dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, bem como os painéis de azulejo com episódios da vida de Nossa Senhora bem como a Capelinha do Senhor Morto.
Também a exemplo de muitos outros exemplares mas sobretudo por força das suas virtudes, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi igualmente alvo de classificação tendo-lhe sido atribuída a designação de Imóvel de Interesse Público no ano de 1996.
Outra medida que visou destacar a sua importância e ao mesmo tempo contribuir para a sua divulgação, promoção e conservação foi a inclusão na Rota das Igrejas do Concelho de Peniche, sendo a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios um dos locais onde é impossível não parar.
Vem descobrir a Rota e conhece estes magníficos exemplares de arquitectura religiosa.
Em Peniche podes ainda complementar as visitas ao património de cariz religioso com a visita ao património militar… e são três os fortes, mas também os sempre imponentes faróis… que são dois, já para não falar da possibilidade de visitares as Berlengas, um local onde a beleza natural e o património se conjugam na perfeição.
Vais perder esta visita?