Fonte de Nossa Senhora da Conceição, Peniche
Fonte de Nossa Senhora da Conceição
A Fonte de Nossa Senhora da Conceição é uma infraestrutura de água que se pensa ter surgido no século XIV, pela Rainha Santa Isabel, e que viveu em Atouguia nesse período.
Situada próximo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, justifica-se assim a sua designação como Fonte de Nossa Senhora da Conceição.
Também é conhecida como Fonte Gótica, Fonte do Infante ou Fonte dos Gafos que remete para a existência de uma Gafaria (Hospital de Leprosos).
Tendo em conta a época de construção, período em Atouguia (só mais tarde viria a adoptar a denominação Atouguia da Baleia) era sede de concelho e povoação mais importante na zona, a fonte apresenta um brasão com as antigas armas da vila.
A importância do abastecimento de água foi sempre um desejo das populações, não apenas para hidratação mas também por motivos de saúde, pelo que a edificação de estruturas semelhantes à Fonte de Nossa Senhora da Conceição são comuns neste período um pouco por todo o país.
O enquadramento ajardinado em redor da Fonte de Nossa Senhora da Conceição oferece um cenário aprazível para passeios e descanso.
O que ver mais em Atouguia da Baleia
Em Atouguia da Baleia, fruto do seu rico e importante passado histórico, existem uma variedade assinalável de património no qual se inclui a Fonte de Nossa Senhora da Conceição mas que contempla também as ruínas as ruínas do Castelo, o Cruzeiro, o Forte da Praia da Consolação, o Pelourinho e várias igrejas, uma delas alojando o Centro de Interpretação de Atouguia da Baleia com uma abordagem museológica à história desta freguesia.
A Fonte de Nossa Senhora da Conceição pode ser o ponto de partida para a tua visita por Atouguia da Baleia, jornada que te garantimos valerá todas as horas que nela investires.
As opções de escolha são imensas, só tens de escolher por onde começar