Igreja de São Sebastião, Peniche
Igreja de São Sebastião, Peniche
A Igreja de São Sebastião, Peniche remonta ao século XVII e adopta o estilo maneirista como elemento arquitectónico, constituindo-se assim como um belo exemplar do vasto património de cariz religioso que podes encontrar por todo concelho.
Localizada na vila de Serra d’El Rei, a Igreja de São Sebastião é a Igreja Paroquial desta localidade sendo por isso um local com significado para a comunidade local, afirmando-se também como um legado patrimonial da importância e antiguidade de Serra d’El Rei.
O interior da Igreja de São Sebastião exprime riqueza na decoração, sendo o seu ponto de maior interesse, ao qual aconselhamos uma visita atenta.
Do ponto de vista artístico, os elementos que mais merecem são os painéis azulejares do século XVIII e que, a azul e branco, relatam cenas da vida de São Sebastião, havendo ainda mais apontamentos azulejares na Capela-Mor que também não deves deixar de contemplar.
Outro elemento artístico em destaque no interior da Igreja de São Sebastião, Peniche é a talha dourada que decora o Altar-Mor e que contribui decisivamente para que este se destaque significativamente conferindo grande imponência à decoração interior do edifício.
O tecto forrada a madeira também confere à Igreja de São Sebastião algum destaque, sendo um importante contributo para salientar os já referidos painéis azulejares e a reluzente talha dourada.
Em função da sua importância e da riqueza artística da sua decoração interior, a Igreja de São Sebastião é um importante testemunho da história de Serra d’El Rei, e por isso é um património integrante da Rota das Igrejas do Concelho de Peniche, roteiro do património de cariz religioso que não podes deixar de visitar.
As celebrações religiosas ocorrem às quartas-feiras às 19h00 e ao Domingos às 09h00. Até lá, boas visitas e excelentes passeios entre terras do oeste.